top of page

leia o manifesto

o MANISFESTO

 

MANIFESTO a favor do ATO DESLOCANT e:

Por uma realidade multicolorida

Por uma sociedade mais leve

Ato(1) deslocante(2)

1. Conceito

  1. Ação consciente, intencional e saudável que provoca o despertar instantâneo do olhar alienado(3) dos que a presenciam e gera sua atenção imediata.

  2. Gesto positivo, planejado e realizado que conduz o olhar alienado da(s) pessoa(s) ao seu redor, por algum breve instante, a um novo lugar fora do sistema.

2. Síntese do ato deslocante

Ato Deslocante. Indivíduo (e/ou mais pessoas) que, consciente do sistema no qual está inserido, bem como conhecedor das regras sociais e elementos que o regem, realiza uma ação previamente pensada que ultrapassa um milímetro o horizonte de aceitabilidade, para impactar positivamente na visão de mundo da(s) pessoa(s) a(s) qual(is) o cerca(m) naquele momento. O objetivo é de semear um questionamento momentâneo dos dogmas, paradigmas e/ou regras seguidas por aquele outro, e futuramente a reprodução similar pelo deslocado, onde este deslocado passa a ser deslocador. No horizonte mais amplo, busca-se criar um instante simulador mais possível de uma realidade mais leve, solta, livre, sonora, aromática, enfim, multicolorida.

É a criação de um microssimulacro para despertar o outro.

3. Características do ato deslocante

  • Positivo

  • Saudável

  • Sutil

  • Singelo

  • Sustentável por uma brevidade de tempo enquanto dura o ato

  • Magnético

  • Gera atenção concentrada

  • Microtransgressão social

  • Gerador da atenção concentrada e da reflexão no outro.

4. O que não é o ato deslocante

 

O ato não deve gerar aversão, repulsa, ódio ou exclamações raivosas moralistas. Ao não gerar essas reações, garante-se a passagem do olhar, de alienado para fresco, novo, de estranhamento e curioso ou até mesmo de inveja branca, ou desejo de se estar naquela situação. Ou seja, garante-se a reação deslocada do observador do ato, portanto, o deslocado descola-se.

5. Objetivo do ato deslocante

 

O objetivo primário é tirar a pessoa da sonambulismo social.

 

O ato deslocante é algo levemente inapropriado frente aos padrões sociais. O ato pode tocar um ponto de tabu social. Pouco usual, mas atinge o limite do aceitável. Algo que rompe com as formas cotidianas arraigadas que provocam sonolência no olhar, automatismo no olhar.

 

Ato deslocante é a invasão do cotidiano pelas realidades que foram banidas ou não são autorizadas para habitar no nosso dia a dia público.

 

6.O por quê de se praticar o ato deslocante

 

Porque a vida fica mais fácil e multicolorida.

 

Estamos em um momento da sociedade no qual temos mais acesso aos novos conhecimentos gerados, somos mais conscientes e receptivos a novas abordagens em determinados contextos.

 

Temos habilidades, que se compartilhadas, podem nos levar a dar a oportunidade de outros verem o que nós vemos, ou seja, o sistema por fora, como ele foi moldado e é gerido.

 

Quando entendemos o sistema, no qual estamos inseridos e as regras que o regem, podemos navegar através dele com mais tranquilidade.

 

Somos todos sonâmbulos(3) acordados. Andamos pelas ruas condicionados, obedecendo às regras. Fazemos quase tudo certinho. E quando não é certinho, o erradinho já está automático. Desligados, no modo de sobrevivência mínima, andamos como sonâmbulos pelo cotidiano.

 

7. Vocabulário complementar

 

(1) Ato, s.m. Para um ser vivo, movimento adaptado a um fim, ação, Manifestação da vontade humana.

 

(2.1) Deslocar, v.t.d. Ir de lugar para outro; desviar, desconjuntar, desarticular, transladar, transmitir, transferir.

 

(2.2) -ante: Sufixo que exprime a ideia de agente da ação, formando nomes, ou exprime qualidade ou estado.

 

(3) Alienado, s.m. Aquele que olha com o olhar do sistema. Aquele que é gerido e dirigido pelo sistema. Sinônimos: sonâmbulo, míope, dopado, amortecido, cego.

8. Oito atos deslocantes simples, singelos e delicados para um mundo mais colorido.

 

Seja um Ato Deslocante.

1.Beije despretensiosamente sua amada em público por um longo tempo. (pelo contágio do amor)

2.Pergunte e trate o garçom, a recepcionista, a atendente, ou outro ser humano, pelo seu primeiro nome. (pelo respeito a individualidade, pela proximidade de classes)

3. Trabalhe com um chupão à mostra. E se alguém perguntar, pode dizer, "Quem nunca levou um chupão gostoso?” ou “A melhor noite da minha vida”. (pela mostra sem culpa das marcas do amor)

4.Dance na chuva no meio de uma via pública. Saia para dançar durante uma festa de gala ou no meio da principal avenida da sua cidade no horário de rush. (pelo compartilhamento da inocência, da alegria, das crianças)

5. Tome um banho de cachoeira nu(a), em um parque aberto à visitação. (pela naturalidade)

6. Ria gostoso e longamente em um lugar público. Pode ser um ambiente fechado, como dentro de um metrô, um ambiente coletivo reduzido espacialmente. (pela leveza, pelo alívio da dureza)

7.Toque um instrumento (clássico ou outro da sua cultura local) no meio da praça central (leve seu violoncelo, ). Faça uma intervenção musical em grupo. (pela ternura sonora)

8. Vá descalça(o) a uma festa. Acesse lugares de chinelos, onde eles não são aceitos. (pela liberdade de ir e vir como quiser)

9. Ofereça a alguém desconhecido  na praia quente um cacho de uvas frescas e suco-lentas. (pela generosidade, pela empatia ao outro, pelo altruísmo).

10. Passeie pelas ruas de pijama, vá as compras, ande. (pela liberdade de escolhas de imagens - roupas).

Autores:

DEE, Weronika von

NAVIGANTI, Pooh il

“A partir daqui, seu ato deslocante começa a deslocar o mundo para um lugar mais multicolorido.”

"Seja o ato deslocante que você deseja viver na sociedade!"

por uma sociedade mais leve

-o-

ato deslocante

Seja o "ato deslocante" que você quer ver na sociedade

manisf

Manifesto ao

  • Facebook Clean
bottom of page